Rua México, 31 D  sala 1103

Centro, Rio de Janeiro/RJ 

CEP 20031-904

contato@editoratabla.com.br

(21) 993339965

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Vimeo Social Icon

© 2023 por Igreja da Harmonia. Orgulhosamente criado com Wix.com

20 anos sem Shah

Idries Shah, nascido em 1924 de uma família da aristocracia afegã, morreu em novembro de 1996 em Londres. Um estudioso, multifacetado e combativo escritor, dedicou-se a construir pontes entre o Oriente e o Ocidente; seu livro Os Sufis, de 1964, apresentou o pensamento e a filosofia que acabou sendo conhecida como sufismo. Doris Lessing, escritora britânica, Nobel de Literatura, foi uma de suas principais admiradoras. No obituário publicado pelo jornal The Telegraph segue um texto de Lessing que incensa o trabalho e a figura de Shah. "Ele foi meu amigo e meu mestre. (...) Sua contribuição foi imensa ao mostrar ao Ocidente a voz moderada e liberal do Islã, em contraste com a percepção do selvagem e extremista mundo muçulmano que nos é apresentado. (...) Sabia muito de muitos assuntos. Foi a mais espirituosa, generosa e gentil criatura que eu conheci. E não gostaria de ler isso aqui a seu respeito: era modesto". 

Feira de Sharjah

Em 2011, a Roça Nova foi a única editora brasileira a comparecer à gigantesca Feira de Sharjah, um dos emirados árabes. O encontro é anual e um das maiores do mundo. O objetivo foi reunir 130 editoras do mundo todo, entre eles a Hachette, a Penguin e a Harper Collins, dentre as mais conhecidas, para incrementar o intercâmbio e os negócios. Uma comissão de Sharjah, liderada por Bodour Al Qasini (publisher local, à frente da editora Kalimat Group  e filha do Sultão de Sharjah), esteve em São Paulo na Bienal de 2016.  Sharjah será o país homenageado na 25ª  Bienal do Livro, em 2018, estreitando cada vez as relações entre o Brasil e a literatura dos países do Oriente.

A editora ganhou dois editais em 2016 de apoio à publicação de livros de língua francesa no Brasil. Isso viabiliza, começa  e impulsiona a coleção batizada de Francamente, que será inaugurada em 2017 com Pourquoi je n'ai écrit aucun de meus livres, de Marcel Bénabou,  publicado na França em 1986 – ele, um dos poucos membros fundadores do Oulipo ainda vivos. O Oulipo, Ouvroir de Littérature Potentielle, é um representante central da literatura de pesquisa contemporânea francesa e esta será a primeira publicação de um livro do grupo no Brasil.

Coleção FRANCAMENTE

A Tabla esteve presente no começo de outubro na Primavera do Livro de Belo Horizonte, e no Rio  tanto na 16ª Primavera do Livro, no Palácio do Catete, no 1º Salão do Carioca do Livro, que aconteceu no Pier Mauá no final de novembro de 2016. Os estandes receberam visitas como a de Fernando Vilela, autor e ilustrador premiado.

1º Salão Carioca do Livro

Infantis

Os três livros infantis da coleção Filosofia Viva têm a parceria da editora norte-americana Hoopoe Books, especializada na publicação de livros de visão educativa e formadora, e na divulgação das histórias de diversas culturas. Nossos livros, com as ilustrações cedidas pela Hoopoe Kids, são A Esposa do Fazendeiro, O Homem que Se Comportava Mal e A Galinha Boba. Alguns projetos da editora são especialmente admiráveis: um deles se chama Books for Afeghanistan e já mandou mais de 4 milhões de exemplares para o país devastado pelas guerras, além de darem treinamento a centenas de professores.